PÔSTERES

Gerente Internacional de Vendas da Stella-Jones. Graduado em Finanças com concentração em Economia, Negócios Internacionais e Contabilidade pela Mercyhurst University na Pensilvânia, EUA. Está na indústria ferroviária desde 2010 com foco principal no mercado Norte Americano de dormentes, diferentes tipos de conservantes e suas utilizações ao redor do mundo. Esteve envolvido com manutenção e projetos de construção de ferrovias na América do Norte, América do Sul, Europa e África. Trabalhou de perto com as ferrovias brasileiras, como a MRS, para realizar estudos de viabilidade econômica e desempenho de dormentes madeira em aplicações de transporte ferroviário pesado.

RAFAEL SILVA

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Vale do Rio Doce (Univale) em Governador Valadares, pós-graduado em Engenharia de Projetos Industriais pela Universidade do leste de minas (Unileste/MG), Técnico Mecânico pela Escola técnica Interescolar/MG. Atuação como Técnico na manutenção de equipamentos grande porte via permanente, técnico em confiabilidade na manutenção de equipamentos grande porte de via permanente, Técnico em análise e fiscalização de contratos (Estrada de ferro vitória x minas), Atuação na Engenharia ferroviária (VALE), como Engenheiro na disciplina de via permanente, maquinas de via e equipamentos de construção em vias e terraplanagem fora de estrada, Atuou na pesquisa e desenvolvimento de novos materiais e processos de superestrutura, equipamentos de manutenção de via permanente para ferrovias Heavy Haul. Atualmente, como engenheiro de via permanente/ Maquinas de via, na gestão do conhecimento e em soluções integradas no Centro de Excelência da Vale, onde é participante técnico da Cátedra Under Rail, participante técnico da Cátedra Roda trilho, atuante na equipe engenharia de locomotivas CE e maquinas de via (engenharias corredores), participa da análise de indicadores de desempenho, desenvolvimento de novas tecnologias para solucionar gargalos que envolvem a cadeia produtiva e gestão de via permanente e locomotivas no Centro de excelência gerencia ferrovia na VALE.

RONALDO SILVA

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Especialização em Transporte Ferroviário de Cargas pelo Instituto Militar de Engenharia. Atualmente é Especialista Ferroviário II na MRS Logística S/A., atuando na área de Confiabilidade de Via Permanente há mais de 5 anos. É também mestrando em Engenharia de Produção - Transportes e Logística pela PUC Rio.

HUGO RIBEIRO

Engenheiro de Controle e Automação pelo CEFET-MG. Iniciou carreira ferroviária em 2012 pelo programa de trainees da MRS Logística, e ao término do programa atuou no desenvolvimento de algoritmos para melhoria de processos internos, sendo que um deles rendeu uma patente em 2016. Atualmente trabalha como Especialista de Planejamento, Circulação e Controle Operacional na MRS Logística direcionado à redução de custos e eficiência/produtividade, seja através da busca por novas tecnologias ou melhoria de processos.

ROMERO SANTOS

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017) e atualmente atua como Programador de Operação Ferroviária na MRS Logística. Participou do Programa de Educação Tutorial (PET), o qual organizou congressos e concursos, além de desenvolver projeto de engenharia em equipe. Foi estagiário de Engenharia de Manutenção no setor de Confiabilidade e Controle da Via Permanente da MRS Logística, o qual desenvolveu projeto com foco na análise de viabilidade técnica-econômica de material alternativo para passagem em nível de Veículos , além de contribuir na organização de workshop de Dormentes e Fixações.

RÔMULO MURUCCI OLIVEIRA

Engenheiro de Produção formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui 11 anos de experiência na área ferroviária, com passagem pelas áreas de Manutenção e Engenharia de Via Permanente nas concessionárias MRS e Rumo. Atualmente é Coordenador de Engenharia de Desenvolvimento na Rumo, trabalhando com materiais para via permanente e material rodante. Membro ativo no CB06 da ABNT, participando da elaboração e revisão de normas de trilhos, fixações, dormentes e lastro. Possui trabalhos técnicos publicados em congressos nacionais e internacionais, dentre eles IHHA 2011 e 2017.

ADRIANO MAGALHÃES

Graduada em Engenharia Civil pela UEMA de São Luis, pós-graduada em MBA em Gerência de Projetos pela FGV. Já atuou como engenheira de projetos responsável no desenvolvimento de Engenharia Básica e Detalhada de projetos de capital de Porto, como engenheira responsável pela fiscalização e gerenciamento de obras, e planejamento e execução do comissionamento. Atualmente atua como engenheira de via permanente na Engenharia Ferroviária da Vale, onde realiza pesquisa e desenvolvimento de novos materiais de superestrutura, como dormentes, fixações e lastro, e busca de novas tecnologias e soluções para implementação na via permanente. Participa de grupos de trabalho de normatização e de estudos de ferrovia. Possui interesse em estudos por elementos de superestrutura como dormente, fixações ferroviárias e lastro e melhoria da performance destes materiais na via permanente.

KELVYANE RAFFUL

Engenheiro de Materiais formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Trabalha na ferrovia desde 2010, onde atuou por 5 anos na ALL e atualmente trabalha na área de Engenharia de Desenvolvimento Ferroviário na RUMO. Atua em temas relacionados ao desenvolvimento de materiais, fornecedores e novas tecnologias para manutenção de vagões. Tem artigo publicado em congresso no exterior.

SAMUEL WINIARSKI

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com pós graduação em Engenharia Ferroviária, com mais de seis anos de experiência no setor ferroviário. Conhecimentos nas áreas de manutenção mecânica de locomotivas, especificação técnica de peças e componentes para locomotivas e vagões. Elabora procedimentos técnicos de manutenção e especificação de materiais. Participa de projetos especiais como a aquisição de tornos de subsolo (para locomotivas), portal (vagões, backshop) e projeto roda-trilho. Atualmente integra o corpo de Engenharia de Desenvolvimento da Rumo, em colaboração a profissionais como Agnaldo Lopes e Luiz Henrique Hungria.

VINICIUS SANCHES

Engenheiro Elétrico/Energia formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalha na ferrovia como Especialista Ferroviário - Ciência de Dados na MRS Logística. Tem experiência na área de Engenharia de Manutenção e Confiabilidade, modelagem e otimização aplicada a sistemas dinâmicos através de métodos de inteligência computacional. Atualmente é mestrando em Engenharia Elétrica/Inteligência Computacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Suas publicações e participações em Congressos incluem IHHA - Narvik 2019, The Rise of Iot & big Data in Ral - Munich 2018, ARDC North America - Portland 2018, Data Analytics Innovation Harvard Business Review - São Paulo 2019, e Silicon Valley Conference.

ARTHUR FILGUEIRAS

Engenheira Civil formada pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado em Infraestrutura de Transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Desenvolveu sua pesquisa de mestrado com enfoque no emprego de sublastro betuminoso em via permanente lastrada, incluindo a
construção, instrumentação e o acompanhamento de um trecho experimental em linha concessionada à empresa MRS Logística S.A., na Baixada Santista. Possui experiência em projetos de avaliação e monitoramento de via permanente e caracterização de materiais em laboratório e in situ.
Atualmente é doutoranda no IFSTTAR (French Institute of science and technology for transport, development and networks), em cotutela com a Universidade de São Paulo. Seu enfoque atual está no estudo e viabilização do emprego de mistura asfáltica como camada de suporte para transporte guiado (ferrovias, tramways e, de forma inovadora, sistemas de rodovias eletrificadas).

TALITA DE FREITAS ALVES

Graduado em Engenharia Mecânica e atualmente cursando pós-graduação em Engenharia da Manutenção Eletromecânica pela PUC-Minas, está na MRS desde 2013. Atuou na área de confiabilidade em oficinas de locomotivas e desde 2017 é Especialista da Engenharia de Confiabilidade com foco em material rodante (locomotivas e equipamentos de manutenção de via), sendo responsável pela manutenção preditiva como análise de óleo e graxa, vibração, termografia dentre outros.

BRUNO SOUZA